Robôs x Humanos: momento promissor para ambos.

FacebookTwitterLinkedInGoogle+PrintEmail

PELI - post robotica

Robôs foram apontados como tendências reais por diversos futuristas visionários, mas durante anos permaneceram no imaginário da maioria das pessoas apenas como enredo para filmes de ficção. Na melhor das hipóteses, robôs fazerem parte do cotidiano das pessoas só seria possível apenas num futuro muito distante.

A tecnologia, porém, acelerou significativamente esse processo, tornando realidade as possibilidades antes apenas imaginadas. Diversas iniciativas no mundo todo comprovam isso, atividades que antes eram exclusividade da mão de obra e intelecto humano, como: atendente de loja, carteiro e até escritor já foram reproduzidas por robôs com ganho de eficiência e produtividade.

Para aqueles que temiam ser substituídos, despertar para essa realidade pode ser um motivo de apreensão. Ainda assim, os robôs têm provado sua excelência em substituir humanos em atividades em que falharmos seria inevitável, evitando perdas imensuráveis, como no caso do acidente na usina em Fukushima no Japão. O segundo maior acidente nuclear da história teve seus efeitos amenizados graças aos robôs militares usados para mapear os pontos radioativos, remover escombros e coletar imagens internas da usina. Essa é apenas uma das funções realizadas por robôs que comprovam o alcance que terá a robótica em elevar e modificar o panorama de possibilidades apresentados à humanidade.

É bem verdade que já estávamos acostumados a ver fábricas automatizadas mas pensar em fábricas sem a presença de humanos (ao menos na produção), ainda é motivo de indagações para os trabalhadores receosos de perder trabalho para automatização, mas a realidade da robótica trará vantagens significativas não apenas para as empresas, mas ao consumidor final de seus produtos que usufruirão de itens personalizados, com mais rapidez e qualidade. Já pensou escolher, personalizar e acompanhar o processo de fabricação de seus produtos? Essa é apenas uma das promessas feitas pela destemida Indústria 4.0, que não temos dúvida alguma, será em breve alcançada.

O desenvolvimento tecnológico trouxe inúmeros benefícios e temores a humanidade, no entanto os benefícios superaram em muito as expectativas e trouxeram ainda um horizonte tão vasto de possibilidades que temos aprendido dia a dia que as transformações pelas quais a sociedade passará mesmo nos aspectos mais simplórios, nunca mais ocorrerão dissociadas da tecnologia.