PELISSARI se reposiciona no mercado de consultoria de gestão empresarial

FacebookTwitterLinkedInGoogle+PrintEmail

3d0inov-post-2

A PELISSARI acabou de firmar parceria com a 3DInnovBrasil, uma empresa especializada em impressoras 3D e outras tecnologias relacionadas com a quarta revolução industrial. O objetivo da parceria é nobre: aumentar a competitividade das indústrias no Brasil. Para alcançar esse objetivo, as primeiras ações serão simples e sem custos para empresas com o mesmo objetivo nobre: Feiras da Indústria 4.0 montadas dentro das empresas e um diagnóstico de maturidade na Indústria 4.0.

A Feira da Indústria 4.0 permite as pessoas experimentarem tecnologias como a realidade virtual e ampliada, impressoras 3D, uso profissional de drones na indústria e conhecerem assistentes digitais que podem ser utilizados na indústria. Para Rafael de Tarso e Marcos Loest, sócios da 3DInnovBrasil, apesar de muitas pessoas ouvirem falar sobre a Indústria 4.0, apenas uma parte entende os conceitos e aplicações reais do tema: “Acreditamos que ao realizarmos esses eventos dentro das empresas, apresentamos conceitos, fornecedores e práticas que ampliam a visão e sensibilizam líderes e colaboradores quanto as possibilidades, os resultados e as vantagens das empresas definirem estratégias”. A feira ajuda a desmistificar as tecnologias envolvidas com a quarta revolução industrial e despertam a curiosidade das pessoas.

O diagnóstico da maturidade na indústria 4.0 permite as empresas conhecerem seu nível de prontidão para as mudanças que serão necessárias na jornada de transformação que as indústrias estão iniciando no mundo. O governo alemão iniciou essa jornada em 2013 e cunhou o termo indústria 4.0 como sinônimo da quarta revolução industrial. O objetivo do governo alemão é de manter a liderança mundial na manufatura. O governo dos Estados Unidos também lançou iniciativas relacionados com o que chamaram de Advanced Manufacturing. No Japão o momento está sendo chamado de Internet Industrial. No Brasil, no final do ano passado o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações conduziram uma pesquisa para iniciar os incentivos para aumento de competitividade. A pesquisa conduzida a partir de workshops em sete capitais brasileiras envolveu representantes das empresas como EMBRAER, NATURA, EMBRACO, CSN, entre outras. Também envolveu várias organizações governamentais como CNI, MBC, FINEP, ITA, SENAI entre outros. O Brasil começa a dar os primeiros passos para a manufatura avançada.

As propostas para desenvolvimento no nosso país foram agrupadas em cinco temas: convergência e integração tecnológica, desenvolvimento de cadeias produtivas, recursos humanos, regulação e infraestrutura. Para Valdinei Santana, diretor de Desenvolvimento de Negócios da PELISSARI “A quarta revolução industrial para a PELISSARI será percebida por alguns como ameaça e por outros como oportunidades. Para a PELISSARI é uma grande oportunidade porque a maioria dos nossos clientes são de manufatura e estamos prontos para co-inovar nessa direção.”. A parceria com a 3DInnovBrasil é estratégica para a PELISSARI e outras também serão desenvolvidas ao longo do ano.

Historicamente a PELISSARI é um dos maiores implementadores de tecnologias SAP do país. No Brasil existem mais de 1.800 upgrades previstas para SAP S/4 HANA porque a SAP encerra a manutenção da versão em uso atualmente em 2025. Isso representa uma grande oportunidade para a PELISSARI que não quer conduzir migrações apenas técnicas, mas agregar valor com ganhos de produtividade e competitividade. Valdinei Santana destaca que “A forma da PELISSARI se diferenciar no mercado será pela combinação entre a utilização de tecnologias modernas como o SAP S/4 HANA e ingredientes da Indústria 4.0 para aumentar o nível de competitividade de seus clientes”. Para Rudi Pelissari, presidente da PELISSARI “A PELISSARI está se transformando em uma empresa única capaz de criar seu próprio mercado”.

PELISSARI: é uma empresa de serviços profissionais de consultoria em gestão empresarial que agrega valor a partir de ganhos de produtividade, competitividade e transformação dos negócios. Com mais de 400 profissionais distribuídos em equipes de consultoria locais em Curitiba (PR), Joinville (SC), Caxias do Sul (RS) e Bauru (SP) e também escritórios comerciais em São Paulo (SP) e Recife (PE). Entre os mais de 100 clientes ativos destacam-se RANDON, TIGRE e RENAULT. As inovações da PELISSARI se concentram em duas linhas: Indústria 4.0 e CSC. Na indústria 4.0 o foco é o desenvolvimento de Cyber-Physical Systems integrados horizontal e verticalmente para a construção de Smart Factory com Smart Products, Smart Grids e Smart Logistics, potencializando novos modelos de negócios. No CSC o foco é na criação de uma Comunidade de Serviços Compartilhados que inclui serviços fiscais, otimização de processos e compartilhamento de recursos entre clientes.